quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Trump faz apelo pela construção de muro na fronteira com México



presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento em cadeia nacional, nesta quarta-feira (9), convidando os opositores a aprovar o orçamento da construção do muro na fronteira com o México no Congresso norte-americano.

Esperava-se que Trump fosse declarar emergência nacional, o que lhe daria a possibilidade de financiar a obra sem passar pela aprovação do Congresso. No entanto, o presidente não utilizou a medida. 

financiamento do muro pelo Congresso é a razão do impasse que levou à não aprovação do orçamento federal. Sem orçamento aprovado, o governo dos EUA é obrigado a suspender temporariamente todo tipo de pagamentos, o que leva à paralisação de diversos serviços — o chamado "shutdown" do governo, que já dura 18 dias.

Em seu pronunciamento de pouco mais de 10 minutos, Trump classificou o problema sobre a imigração ilegal como "crise humanitária" e apresentou números sobre o problema e dados sobre a violência proveniente da imigração ilegal. Trump disse também que os imigrantes ilegais enfrentam inúmeras situações de violência no percurso até o país.