sábado, 21 de setembro de 2019

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARTA BEZERRA DE MEDEIROS 27 ANOS DE HISTÓRIA.


A Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros na cidade de Lajes/RN, comemora seus 27 anos de sua fundação. Durante toda essa semana foi de festa para a comunidade escolar.


A Programação festiva alusiva aos 27 anos, teve inicio na ultima segunda-feira 16/09.

Semana: 27 anos fazendo a diferença:
Nesta segunda-feira dia 16/09, começamos as comemorações dos 27 anos da Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros.

E começamos com as oficinas para nossos alunos dos turnos matutino e vespertino. As oficinas foram: pinturafacial, taekwondo, percussão, dança, make e culinária.




27 anos fazendo a diferença:
Nesta terça-feira dia 17, no segundo dia de comemorações do aniversário da escola Marta Bezerra, foi realizado um momento pela manhã para pais, responsáveis e funcionários da escola. Foi realizada uma palestra, bastante proveitosa, para todos os pais presentes, e a comunidade escolar de nossa instituição. O palestrante foi o prof°Dr. Régis. Na palestra que veio com o tema: "Aumentar a motivação familiar para a educação dos filhos, enfatizando a autoconfiança e auto-estima".

A noite, aconteceu um culto ao senhor Jesus Cristo, pedindo graças e paz pela passagem dos 27 anos da Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros. Se fizeram presentes os pais, responsáveis, alunos, gestão escolar, professores e funcionários.



Semana: 27 anos fazendo a diferença:
Nesta quarta-feira dia 18/09, terceiro dia das comemorações dos 27 anos de crisopázio da Escola Marta Bezerra, recebemos Jenhyfer & Cia., que com muita alegria e diversão, trouxe para nossa escola que está aniversariando, uma forma bem engraçada e extrovertida de contar histórias bíblicas, mas sem perder seu grande objetivo: "o cuidado ao contar".

Semana: 27 anos fazendo a diferença:
Também aconteceu na noite da quinta-feira dia 19/09, o ápice do dia, uma noite cheia de bençãos, a realização da missa em ação de graças pela passagem dos 27 anos da Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros, presidida pelo pároco da cidade, Padre Renato.

A santa missa foi realizada no pátio da escola, com a presença de alunos, professores, gestores, funcionários e a comunidade em geral.



Conheça um pouco da historia da Escola Marta Bezerra.

MEMÓRIAS DA ESCOLA PROFESSORA MARTA BEZERRA DE MEDEIROS
GESTÃO 2014   A   2019
A Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros situada na Rua Tabelião João Moreira Gomes/SN,foi criada pela lei n°338 de 21 de setembro de 1990 pelo então Sr. Prefeito Edivan Secundo Lopes e inaugurada pelo Sr. Luiz Benes Leocádio de Araújo. Em 05 de fevereiro de 1999 segundo a lei complementar n°094 de 14 de maio de 1991 foi autorizada e nesse período atendia a duas etapas da educação básica o Ensino Fundamental I e Jardim Tia Lili.
A instituição escolar recebeu este nome em homenagem à Professora Marta Bezerra de Medeiros, já falecida, e que fez muito, pela Educação do nosso município. A unidade escolar iniciou seu funcionamento educacional no dia 10 de fevereiro de 1992, que atendia cinco turmas de 1ª serie do Ensino Fundamental I e também alunos para o Jardim, que tinha como nome: Jardim Escola Tia Lili, tendo como gestora a Professora Benilde Melo da Silva.
                No ano de 1993 a entidade escolar passou a ofertar a sua clientela duas turmas de 2ª série do Ensino Fundamental I, em entendimento às exigências educacionais do país e do estado do Rio Grande do Norte, sob a direção da Professora Maria José Lourenço, onde o objetivo agora seria além de atender os alunos da Pré-escola, formar o primário completo, foi com muito trabalho e dedicação que conseguiu implantar o primário completo em 1995, prestando  assim à sociedade lajense seus serviços até o ano de 1996.
                Em 1997, assumiu a direção da Escola, a Professora Lindalva Pereira Alves, junto com Juvaneide Alves da Cruz Felix. Em 13 de Abril de 1998, houve à necessidade de transferir o Jardim Tia Lili para outra Instituição Escolar, pois a escola não conseguiu atender a demanda para o primário. Após esse ocorrido recebeu o nome de Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros. No ano de 2007, a diretora Lindalva Pereira Alves por motivos de saúde necessitou se afastar e transferiu sua função para a professora Juvaneide Alves da Cruz Félix que permaneceu nesse cargo até o dia 13 de agosto. Vale ressaltar que mesmo ausente Lindalva esteve sempre disponível para ajudar na direção da escola, porém devido complicações de saúde veio a óbito.

                No dia 13 de agosto de 2007, assumiu a direção da Escola, a Professora Maria da Conceição Brito Ferreira, junto com a Professora Francisca Edileusa dos Reis Fernandes. Em 30 de julho de 2008 a Escola recebe uma nova vice-diretora, a Professora Aldenoura Camilo Costa.
                No dia 06 de janeiro de 2009, a Escola recebe uma nova gestão, as Professoras: Alzenir Miranda dos Santos Alves e Juvaneide Alves da Cruz Felix, ambas, exercendo as funções de Diretora e Vice-Diretora. E para coordenar os trabalhos pedagógicos foi designada a Professora Marinalda Pereira da Silva. Esta equipe desenvolveu seus trabalhos administrativos e pedagógicos até o mês de abril do ano de 2011.
            No dia 06 de maio de 2011, para dar continuidade aos trabalhos administrativos, a Senhora Marinalda Pereira da Silva, assume a direção da Escola junto com Juvaneide Alves da Cruz Félix que continuou no cargo de vice-diretora. A gestão concluiu os trabalhos com muito sucesso.
                Para início do ano letivo de 2012, uma nova equipe gestora assume os trabalhos Técnico-administrativos. A senhora Marinalda Pereira da Silva, continua exercendo o cargo de Diretora e para Vice-Diretora é nomeada a Professora Janete Nogueira de Araújo. E para desenvolver os trabalhos pedagógicos junto ao corpo docente, a Professora Aldenoura Camilo assume a função de Coordenadora Pedagógica. Neste ano teve como destaque o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da Escola) que foi 4.0, ficando assim com o melhor resultado  a nível de município.
                No ano de 2013, a unidade escolar permaneceu com a mesma equipe gestora, tendo em seu quadro funcional: 01 porteiro, 02 vigias, 01 digitador, 04 auxiliares de secretaria, 03 auxiliares de serviços gerais, 17 professores, 16 turmas distribuídas nos turnos matutinos e vespertinos e 325 alunos matriculados.
                 No dia 01 de março de 2014, a Escola ganha uma nova Equipe Gestora. A senhora Janete Nogueira de Araújo assume a direção da escola, tendo como Vice-diretora a senhorita Vércia Natália Avelino da Silva e no apoio pedagógico continua a Professora Aldenoura Camilo Costa.
                 A escola conseguiu alcançar o IDEB de 4.8, consciente de sua responsabilidade procura todos os meios para melhor contribuir na formação de seus discentes que lhes são confiados. Embora venha crescendo fisicamente, sua estrutura ainda não é o bastante para atender a demanda. Atualmente, a escola funciona nos turno matutino e vespertino, apenas com sete salas de aula e quatorze turmas, possuindo uma clientela composta de 303 alunos distribuídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental I.
                Além de 20 Professores, a escola possui um quadro administrativo composto de Diretor e Vice-diretor, um Coordenador Pedagógico, um Secretário Escolar e um auxiliar.

 Possui ainda, um digitador, Uma bibliotecária, dois manipuladores de alimentos e duas auxiliares, dois porteiros, dois vigias e três auxiliares de serviços gerais. Nesta gestão, a Escola ganhou a construção de duas salas de aula, juntamente com o banheiro adaptado para alunos deficientes e reforma do banheiro dos funcionários e criação da sala de leitura.
                Tantos projetos foram desenvolvidos ao longo de sua trajetória que ficaria quase impossível citamos sem cometer algum esquecimento: Marta Folia, Páscoa, Chá Literário, Dia das Mães, Dia do Estudante, Dia dos Pais, participação no Desfile de 07 de setembro, Aniversário da Escola, Dia das Crianças, discotecas infantis, excursões escolares... Todos visando ao desenvolvimento do ser Humano por completo!
              Em 2015, permaneceu a mesma gestão procurando sempre melhorar com responsabilidade,  entusiasmo e muita garra. Este ano teve várias conquistas como, por exemplo: foi o primeiro ano que começou a funcionar a Multifuncional, com a professora Antônia Maria Alves de Araújo.
            Em 18 de Fevereiro de 2016 deu-se inicio ao ano letivo com a mesma gestão que vem desempenhando um bom trabalho sempre procurando superar as necessidades da escola. A escola recebeu uma pequena reforma na cobertura do Pátio e também aconteceram algumas alterações como: As turmas de Alfabetização (1º anos ao 3º anos) ficaram todas pela manhã e as turmas de Sistematização que é ( 4º anos e 5º anos) ficaram todos a tarde.
           Em 2017, a escola fez mais uma mudança na gestão, dessa vez foi com a professora  Vércia Natália Avelino da Silva que foi convidada  agora à fazer  parte da Equipe da SEMEC com o propósito de trabalhar diretamente com o PNAIC,(Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa)e assim sendo, o seu público-alvo será com  todos os professores do Ensino Fundamental I, por isso foi nomeada a Senhora Selma Maria da Silva para ocupar o cargo de vice-diretora. Dentre alguns fatos marcantes desse ano destacaremos aqui três: O V Chá Literário, com o Tema: OS SALTIBANCOS, projeto esse que vem evoluindo a cada dia. O resultado do nosso IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 6.0, meta essa ultrapassada por nós e nossa escola fazia as suas BODAS DE PRATA, 25 anos de histórias.
          Em 19 de Fevereiro de 2018, iniciou o ano letivo com a mesma gestão: Janete Nogueira, Selma Silva e Aldenoura Camilo sempre procurando fazer o melhor com muita garra e determinação.  
O tema que foi escolhido para se trabalhar durante todo o ano letivo, foi “ O Pequeno Príncipe,”  do autor Antoine de Saint-Exupéry por se tratar de uma das obras Literária mas lida no mundo e cujo tema norteou as atividades do ocorrente ano como: O Chá Literário com suas leituras e apresentações, ainda houve aquisição do livro pelos alunos, como também os destaques no dia do livro, no FLILAJES, desfile Cívico  e a Confraternização dos 5º anos. A equipe continuou empenhada realizando seus trabalhos com aulas de campo, dinâmicas e replanejando sempre que necessário.
            Neste ano de 2019, teve mudança na Equipe gestora, devido à coordenadora pedagógica Aldenoura Camilo ter solicitado uma licença, nomearam a professora Ana Paula do Vale Ferreira para assumir a essa função. Começamos o ano com parcerias que contribuíram para a melhoria da educação, recebemos o Programa EDP nas escolas que tem nos oferecido suporte referente à material escolar, formações para os professores, teatro na escola e não podemos deixar de citar o trabalho que a escola  desenvolveu no concurso Arte com Energia 2019. Devido o ótimo resultado das nossas ações ficamos dentre as 27 escolas vencedoras, todas as atividades refletiam a respeito dos 17 ODS. Tivemos destaque em nível nacional, onde a escola obteve duas colocações: O 2º lugar foi para a turma do 2º ano “B” da professora Jussara Fabiana e 3º lugar foi à turma do 5º ano “A” da professora Angélica Necilda, tanto os alunos quanto as professoras serão premiados.’1’1
             
                Até aqui, tudo o que foi feito pode ser resumido com o lema da Escola, sugerido pela gestão escolar: Quem faz MARTA faz a diferença.

Escola Marta Bezerra