As instituições financeiras e bancárias do Rio Grande do Norte poderão retomar o pleno funcionamento a partir do próximo dia 28. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo governo do estado. Uma portaria com as medidas de segurança para o retorno das atividades será publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (18).

De acordo com o governo, este período de 10 dias será utilizado pelas instituições na aplicação dos protocolos e nas adaptações necessárias ao retorno do funcionamento e atendimento ao público.

A portaria lista uma série de 20 medidas de biossegurança necessárias para garantir a saúde dos clientes e dos servidores das instituições bancárias e financeiras. O documento orienta que as instituições devem dar prioridade ao atendimento por meio de agendamento, reservando às duas horas finais de funcionamento somente para quem agendar e, preferencialmente, que seja do grupo de risco. A lotação máxima dos locais deve ser de uma pessoa a cada 5 m², com marcações no piso para distanciamento de 1,5m entre os clientes, assim como um distanciamento de cadeiras e estações de trabalho.

A entrada só será permitida para quem estiver usando máscara e após medição de temperatura. Segundo o governo, os trabalhadores deverão ter sempre à disposição todos os EPIs, assim como a garantia de que os lavatórios estarão equipados com material de limpeza e com oferta de álcool em gel para todos que estiverem no local, seja a trabalho ou em busca de atendimento.

G1 RN